João Martins de Riba de Vizela, o Chora

Description / Notes

Membro da importante linhagem dos Riba de Vizela, filho de Martim Anes de Riba de Vizela (alferes-mor de Sancho II até c. 1240) e de Estevainha Pais, sobrinha de Gualdim Pais, mestre do ramo português da Ordem do Templo. É irmão de Gil Martins de Riba de Vizela, um dos ricos-homens que acompanharam Sancho II para o seu exílio em Toledo (embora depois venha a ocupar importantes cargos no governo do Bolonhês). D. João Martins está atestado na corte de Sancho II já em 1235, junto do pai e do irmão, estando também documentada a sua presença no período de 1239-1240. Não tendo desempenhado cargos tão relevantes como os seus parentes mais próximos. foi tenente da Maia (1236?-1249?) e da Covilhã. O seu casamento com D. Urraca Abril, filha de D. Abril Peres de Lumiares, terá, porventura, ditado o seu alinhamento político durante a guerra civil de 1245-1248, acompanhando o sogro no apoio ao infante Afonso, futuro Afonso III. Faleceu antes de 1250, certamente ainda jovem.

Membro da importante linhagem dos Riba de Vizela, filho de Martim Anes de Riba de Vizela (alferes-mor de Sancho II até c. 1240) e de Estevainha Pais, sobrinha de Gualdim Pais, mestre do ramo português da Ordem do Templo. É irmão de Gil Martins de Riba de Vizela, um dos ricos-homens que acompanharam Sancho II para o seu exílio em Toledo (embora depois venha a ocupar importantes cargos no governo do Bolonhês). D. João Martins está atestado na corte de Sancho II já em 1235, junto do pai e do irmão, estando também documentada a sua presença no período de 1239-12401. Não tendo desempenhado cargos tão relevantes como os seus parentes mais próximos. foi tenente da Maia (1236?-1249?) e da Covilhã. O seu casamento com D. Urraca Abril, filha de D. Abril Peres de Lumiares, terá, porventura, ditado o seu alinhamento político durante a guerra civil de 1245-1248, acompanhando o sogro no apoio ao infante Afonso, futuro Afonso III. Faleceu antes de 1250, certamente ainda jovem2.

Bibliographic references

1 Ventura, Leontina (1993), A Nobreza de Corte de Afonso III, Coimbra, diss. Doutoramento policopiada
2 Pizarro, José Augusto (1999), Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, vol. I, Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna Access the web page